Vem isto a propósito da corrupção no futebol. Há anos, quando queria ser jornalista (e acreditava nos jornalistas), pensei em criar um jornal chamado "Relatividades". Serviria para combater o "desporto nacional" do "isto só em Portugal". Explico: corrupção no futebol, isto só neste país; incêndios, isto só em Portugal; inundações; isto só nesta espelunca; políticos aldrabões; isto só......
O jornal compararia notícias que acontecem em todo o mundo, problemas que polvilham o planeta mas que nós só vemos na parvónia que nos alberga.É claro que não iríamos comparar Portugal com o Burkina Fasso e quejandos mas fazer comparações com países de desenvolvimento económico similar ao nosso e com afinidaes socio-culturais, relativamente, análogas. :por exemplo não iríamos comparar a corrupção entre o presidente da república de Portugal e o de Angola e concluir: isto só em ... Angola. Não faz sentido. Ou comparar as cheias em Portugal e no Bangladesh e concluir: isto só em... Bangladesh (não deu jeito mas vale pelo suspense das reticências).
Um jornal deste tipo continua a ter cabimento na panorâmica actual em qualquer país onde a reflexão sobre "nós" seja livre e a sociedade civil forte e empenhada. Uma espécie de... análise colectiva. Um jornal "divã" onde todos se pudessem acostar, descontrair e conhecer melhor como pertencentes a uma comunidade semelhante a outras diversas, com as mesmas qualidades e defeitos, com os seus traumas e idiossincrasias antropo-históricas, mas, globalmente, comuns. Et pluribus unum (onde é que eu já vi isto?).
Temas:
Corrupção no futebol português: O presidente do clube canino comprou 50 árbitros, meteu ao bolso 30 milhões da transferênciancia do ponta de lança Casimiro Aniceto...
Comparação: Bernard Tapie em França.... Jesus Gil e Gil em Espanha... Corrupção no "calcio" com os célebres Milão e Juventus...etc,etc,etc.
Incêndios calamitosos em PortuGal: A Galiza arrasada pelo fogo no Verão de 2006.... Austrália com incêndios incontroláveis no Inverno(nosso) de 2006.... etc,etc,etc.
Corrupção de políticos e autarcas em Portugal : Regabofe em França com, nada menos, o presidente Chirac e amigos.... O, já citado, Gil e Gil e os autarcas mafiosos de Málaga ... Nem o Vaticano, como se sabe, escapa. Caso do banco Ambrosiano(?) para não irmos mais longe.
Cheias por incúria dos administradores do território : Foram muito piores as cheias deste ano em Espanha. Na Alemanha (e aqui não falamos de má administração do território, pelo menos é o que dizem), Áustria, República Checa e vizinhos, cheias anuais causam prejuízos esmagadores. Etc, Etc, etc.
Também dá pró lado bom que acreditamos ter:
Colonização portuguesa foi especial: Os britânicos dizem o mesmo e alegam a excepcional táctica do "Find the chief". Os espanhóis até dizem que nunca se meteram em grande negócios com a escravatura. Etc,etc,etc.
Os portugueses não são racistas: Neste caso, todos o dizem com igual ênfase e,digo eu, inverdade.
Até no célebre "deixamos tudo para a última hora", já li e ouvi em bocas que não portuguesas a mesma característica tão portuguesa...
Até nos acidentes rodoviários, pelo que parece, nos estamos a tornar como os outros. É claro que o "estrangeiro" dá para tudo e se utilizarmos médias então... Reparem: Portugal está com um crescimento do PIB inferior à média europeia. E depois? Se crescermos mais do que a França, a Itália, o Reino Unido, a Alemanha e outros mais avançados do que nós é que interessa porque a média está inflacionada pelo crescimento alto (à volta de 5%) de países menos desenvolvidos do que nós como a Estónia, a Letónia, a Lituânia ou a Hungria. Num país com pessoas de 1,50 de altura e nuotro com pessoas de 2 metros a mé dia entre os dois daria 1. 75. Caso para dizer que quem tivesse 1.70 tinha uma altura mais baixa do que a média das alturas dos dois países e concluir que era mais baixo do que as pessoas do primeiro país.
Talvez um "Relatividades" nos tirasse, finalmente, deste fosso de lamechisses em que o país tem andado nos últimos tempos. Não somos nem melhores nem piores do que os outros, somos parecidos e somos capazes do melhor e do pior, como os outros.
Autoria e outros dados (tags, etc)