Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
A barriga de atum é um petisco fabuloso. Aqui para nós, que ninguém nos lê (literalmente), sou um belíssimo cozinheiro de barriga de atum. Prefiro-a grelhada na brasa e por isso especializei-me nesta variante. Uma brasa homogénea e não muito forte, sem deixar passar muito. Um fiozinho nho,nho ) de azeite (do melhor). Uma salada de tomate, alface, pimento assado e... orégãos (bem secos), regada, agora generosamente, com azeite e vinagre. Dio Mio!
Dirigi-me hoje ao mercado para comprar, entre outras coisas, umas belas postas de barriga de atum. Depois de correr os meus habituais fornecedores e outros vendedores, constatei tristemente que não havia, nem tinha havido nos últimos dias, sinal de tão distinta iguaria.
Intrigado, resolvi indagar o motivo de tão arreliadora ausência. Explicaram-me então, fonte segura e sapiente, que as barrigas de atum voam agora quase em exclusivo para o Japão. Mais se pescara e mais voaria. Os japoneses, tal como eu, são doidos pelas barriguinhas e pagam pelas ditas, segundo a minha fonte, 150 e 200 euros por kilo . Ao nosso alcance, e cada vez menos, ficarão apenas as barriguinhas que não passam os difíceis testes de calibre e qualidade nipónicos.
Espero bem que as rejeitadas pelos testes de qualidade também o sejam pelas nossas "redes" de avaliação da dita. Quanto ao tamanho é o menos porque elas continuam a ser espectaculares mesmo pequenas.
Uma coisa vos garanto! Não vou deixar de continuar a cozinhar e a deliciar-me com as minhas barriguinhas. Nem que me dedique à pesca do atum.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.